Energia Hidráulica

ENERGIA HIDRÁULICA

- O que é?

A energia hidráulica é a geração de energia elétrica a partir da água (rios, mares, quedas d’água, etc...).

-----------------------------------------------------------

- Como funciona?Hydroelectric_dam_portuguese

“A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos, e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.”

Wikipédia

A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravi tacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação.

O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.

-----------------------------------------------------------

Pontos Positivos

· É uma fonte renovável de energia;

· A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes.;

· Há baixo custo da geração de energia

· Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.

· Crescimento do turismo na região.

· A água é um recurso renovável.

-----------------------------------------------------------

Pontos Negativos

· Destrói toda a fauna e flora do local para a construção da usina;

· Impactos às populações indígenas e populações tradicionais, que terão suas terras inundadas.

· O alagamento gerará destruição da fauna e da flora.

· Abaixo da barragem, vai passar apenas um fio de água. A parte seca poderá se tornar um deserto.

· Os peixes são prejudicados principalmente na piracema, pois com a construção das barragens os impedem de subir e desovar.

· Mudanças no clima local.

· Aumento da erosão e perda de terras férteis.

-----------------------------------------------------------

- Usinas Hidrelétricas

ItaipuAerea2AALUma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obr as e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

Dentre os países que usam essa forma de se obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico.

O cálculo da potência instalada de uma usina é efetuado através de estudos de energéticos que são realizados por engenheiros mecânicos, eletricistas e civis. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para uma ou mais linhas de transmissão que é interligada à rede de distribuição.

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, por exemplo, constitui-se de uma das maiores obras da engenharia mundial e é a maior usina 100% brasileira em potência instalada com seus 8.000 MW, já que a Usina de Itaipu é binacional.

-----------------------------------------------------------

- Hidrelétricas e GEE

As hidrelétricas, por serem fontes de energia renovável, têm sido vistas no Brasil como uma alternativa para combater as emissões de gases do efeito estufa (GEE). Mas uma pesquisa que mediu e estipulou as emissões de quatro usinas hidrelétricas da Amazônia transformou-as em vilãs do aquecimento global. De acordo com os números, todas as quatro usinas pesquisadas emitem mais GEE do que termelétricas de mesma potência.

De acordo com o biólogo Alexandre Kemenes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vários são os fatores que levam as hidrelétricas tropicais a emitir GEE em grande quantidade. Os lagos muito grandes e profundos construídos sobre uma área florestal e sob a influência do clima amazônico são propensos a problemas desse tipo.

"Devido à estabilidade climática da Amazônia, são formados estratos térmicos nas diferentes profundidades do lago", explicou o biólogo. "Em temperaturas distintas, cada estrato possui diferentes concentrações de gases, entre eles o oxigênio."

No fundo do lago, todo o oxigênio é consumido pelas atividades biológicas, mas não é reposto, formando um estrato anóxio (sem oxigênio). Além disso, há grande quantidade de matéria orgânica deixada pelo não-desmatamento da antiga floresta existente na área do lago. A soma desses fatores favorece a ação metabólica de bactérias anaeróbicas, que produzirão altas taxas de CH4 e CO2, os dois principais GEE.

"Além disso, a profundidade provoca outro fenômeno físico - a pressão hidrostática - que mantém os gases aprisionados no fundo do lago", declarou o cientista. No caso de Balbina, os 30 metros de profundidade geram uma pressão de quatro atmosferas (atm) - 1 atm a cada 10 metros mais 1 atm da própria atmosfera.

-----------------------------------------------------------

- Eletrobrás:

Na condição de "holding", a Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) controla grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil por intermédio de seis subsidiárias: Chesf, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, CGTEE e Eletronuclear. Além de principal acionista destas empresas, a Eletrobrás, em nome do governo brasileiro, detém metade do capital da Itaipu Binacional.

-----------------------------------------------------------

VÍDEOS INTERESSANTES

Segue alguns vídeos sobre energia hidráulica ou usina hidrelétrica.

-----------------------------------------------------------

Guilherme Vale nº 22

Turma 1202

-----------------------------------------------------------

FONTES:

http://www.inovacaotecnologica.com.br

http://br.geocities.com/saladefisica5/

http://pt.wikipedia.org/

1 comentários:

Igor Henrique disse...

ISSO AÍÍÍÍ É ENERGIA HIDRELÉTRICA, NÃO HIDRÁULICA SEU IDIÓTAAAAA