Energia Termoelétrica



As usinas termoelétricas são usadas para geração de eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão óleo, carvão, petróleo (e derivados) ou cana de açúcar (biomassa). No Brasil é o 2º tipo de energia mais utilizado.


Imagem 1: Construção de uma usina termoelétrica em Camaçari, BA

A produção de energia elétrica é realizada através da queima do
combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.

Imagem 2: Usina termoelétrica em Victoria, Austrália

Vários cuidados precisam ser tomados tais como: os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local que causa chuva ácida e o aumento da temperatura ambiente; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.
No Brasil as usinas termoelétricas utilizam como combustível fóssil o gás natural. Em razão da estatização da Petrobrás boliviana e da necessidade de abastecimento de regiões produtivas como São Paulo, novas explorações em campos de gás estão sendo feitas (O Campo de Tupi, por exemplo).


Veja agora um vídeo educativo extraído do Youtube sobre o funcionamento de uma termoelétrica:
Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=UMVp-Xm8lwQ

Fontes:
Texto:
- http://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=2034
- http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html
Imagem 1:
- http://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=2034
Imagem 2:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_termelétrica/
Vídeo:
- http://www.youtube.com/watch?v=UMVp-Xm8lwQ

Gabriel Reis (nº 19) 1202

0 comentários: