Energia Geotérmica

Podemos definir energia geotérmica como o calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Ela existe desde que o nosso planeta foi criado.

Abaixo da crosta terrestre, existe um manto composto por rochas líquidas a altas temperaturas, o magma. Nestas zonas, os depósitos ou correntes de água são esquentados pelo magma até temperaturas às vezes superior a 140 ºC. Quando a água ou vapor emergem através de fissuras na crosta, aparecem os gêiseres, as fumarolas e as fontes termais. Este incrível recurso equivale a 50.000 vezes a energia que se obtém de todos os recursos de gás e petróleo do mundo.

Desde a antiguidade a energia geotérmica é utilizada através das fontes termais, especialmente para banhos devido aos possíveis efeitos medicinais. Alguns povos também a utilizavam para obter água potável a partir da condensação do vapor. Atualmente existem basicamente duas finalidades para a energia geotérmica: uso direto e geração de eletricidade.

Uso direto

A tabela abaixo mostra os principais usos diretos da energia geotérmica no mundo.

Calefação ambiental 33%
Banhos termais 15%
Aqüicultura 13%
Estufas 12%
Ar condicionado 12%

Indústria

11%
Secagem 1%
Outros 3%

Geração de Eletricidade

A mais de 100 anos, mais precisamente a partir de 1904, em Lardarello na região da Toscana, Itália (onde construiu-se a primeira usina geotérmica), várias pesquisas e sistemas de geração de eletricidade foram desenvolvidos e implementados.

O aproveitamento da energia geotérmica, bem como a escolha do tipo do sistema, é determinado por uma série de condições e características geológicas (como temperatura e pressão) que estabelecem a existência de jazidas geotérmicas. Podemos encontrar basicamente quatro tipos de conversores de energia:

Vapor Seco: em casos raríssimos pode ser encontrada o que os cientistas chamam de fonte de vapor seco, em que a pressão é altíssima. Uma reserva desse tipo produz vapor, porém muito pouca água. O vapor é entubado diretamente em uma central de vapor seco que proporciona a força para girar o gerador da turbina.

Pedra Seca Quente: existem regiões de alto fluxo de calor que possuem rochas a temperaturas altíssimas, porém essas rochas são impermeáveis de tal modo que não há circulação de líquido para transportar calor. O sistema funciona basicamente da seguinte maneira: em um poço injeta-se água que se aquece ao entrar em contato com a rocha quente. Essa água vira vapor e é expelida por outro poço, onde há uma usina geotérmica instalada.

Central Flash: uma reserva que produz majoritariamente água quente é chamada de reserva de água quente e é utilizada uma central chamada Flash. A água que está entre 130ºC e 330ºC é trazida à superfície através do poço e via pressão se converte em vapor, que move as turbinas.

Ciclo Binário: algumas reservas que possuem líquidos a temperaturas menores que 220ºC não possuem calor suficiente para produzir rapidamente vapor e gerar energia. Utiliza-se, então, uma central binária onde a água geotérmica transfere calor a um líquido que ferve a temperatura mais baixa que a água, convertendo-o em vapor e movendo as hélices da turbina.

Aspectos Positivos e Negativos

Todas as formas de geração de energia elétrica apresentam algum tipo de impacto ambiental. Abaixo, são apresentadas os principais benefícios e as desvantagens das usinas geotérmicas.

tabela

Situação Nacional

Um importante acervo de dados e informações técnicas sobre o potencial e a possibilidade do uso da energia geotérmica no Brasil encontram-se disponíveis nos Anais do Simpósio Brasileiro sobre Técnicas Exploratórias Aplicadas à Geologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia em Salvador - Bahia, no ano de 1984. Nesse Simpósio, foram discutidos vários aspectos relacionados aos sistemas de baixa, média e alta entalpia, e a necessidade de se desenvolver um programa de pesquisa de âmbito nacional, visando obter uma idéia mais precisa sobre os recursos e sobre a potencialidade do território brasileiro em energia geotérmica.

1 comentários:

Unknown disse...

Existe algum estudo mostrando a relação de custo pra usuário final em comparação as outras formas de energia???