Energia Nuclear

A capacidade de gerar energia através das usinas nucleares está baseada na fissão (quebra) de átomos em um reator. Esse processo consiste em uma reação nuclear em cadeia gerando enorme quantidade de calor. A energia produzida na fissão nuclear é utilizada em usinas para aquecer caldeiras e gerar vapor.

O combustível que move as usinas nucleares em geral é o Urânio. Esse elemento é abundante na natureza e bastam alguns quilos para gerar energia suficiente para alimentar um enorme prédio. Mas existem outros elementos capazes de gerar energia através da fissão nuclear como o Plutônio e o Tório.

Obtenção de matéria prima:

O combustível utilizado nas usinas nucleares é o Urânio. Para que ele possa ser usado para a geração de energia, o urânio deve, primeiramente, passar pelo processo de enriquecimento, onde o urânio terá mais poder de geração de calor ao sofrer a fissão dentro do reator da usina.

O urânio é encontrado no solo em forma de minério, e é esse minério que é levado para o enriquecimento.

Depois de ser extraído da natureza, o urânio em forma de minério é britado. Para transformar essa pedra em urânio puro, é preciso, apenas, jogar nele uma solução de ácido sulfúrico, e o resultado dessa ação é um concentrado na forma de um sal amarelo, conhecido como “YELLOWCAKE” (bolo amarelo, em inglês).

Depois, o yellowcake é transformado em gás (hexafluoreto de urânio, UF6), que facilitará o transporte e o enriquecimento. Esse processo é necessário porque a concentração de U235 (O isótopo de urânio mais eficiente para a fissão nuclear) é de menos de 1% na natureza. O enriquecimento separa os isótopos (mesmo elemento, mas com número de nêutrons diferente) e aumenta a concentração de U235 no urânio para cerca de 3%.

Já enriquecido, o urânio passa por um novo processo em que é transformado de gás para pó novamente, o dióxido de urânio (UO2). Depois disso, o dióxido de urânio entra em uma prensa que o comprime até receber a forma de pastilhas, de 1cm³.

Após isso, as pastilhas de urâio são colocadas em varetas, que depois são colocadas no chamado “elemento combustível”.

Na usina, o elemento combustível é colocado no reator, onde é bombardeado por nêutrons, gerando assim, uma reação em cadeia que libera grande quantidade de calor.



Funcionamento de uma usina nuclear:

O reator nuclear, coração da usina, usa a energia contida no interior do átomo para, simplesmente, ferver água. Daí para frente, tudo funciona como em uma usina a vapor qualquer, movida a carvão ou petróleo. O vapor d’água gerado será induzido a passar por um sistema de turbinas, as quais irão fazer girar um gerador produzindo energia elétrica.


As usinas nucleares são uma das formas de obtenção de energia elétrica característica de países desenvolvidos, levando em consideração o alto custo de instalação e a avançada tecnologia contida no processo.


Vantagens da usina nuclear:

• Utilização das radiações em múltiplas aplicações da medicina, agropecuária, indústria e meio ambiente;
• A nucleoeletricidade que gera energia.

  • A energia nuclear é uma energia limpa, ou seja, não polui o ambiente.


Desvantagens da usina nuclear:

Perigo de occorência de acidentes nucleares;
• Diversos tipos de resíduos e materiais radioativos e o destino indevido desse lixo atômico.

Impactos ambientais:

Como as usinas nucleares trabalham com materiais radioativos, sempre há uma disconfiança por parte das ONG’s, pois se houver um vazamento, a catástrofe pode se igualar ao incidente ocorrido em Chernobyl, quando o reator da usina explodiu.
Isso caousou e ainda causa muitos problemas para a população que vive na área de Chernobyl. Muitas pessoas morreram e outras ainda vivem, mas adquiriram CANCER, por causa da extrema exposição ao material radioativo.

Mas, se a usina for bem construída, tiver uma segurança eficiente, se a população que vive ao redor da usina saber como agir no caso de um incidente, certamente muitas vidas serão salvas, porém, os danos causados ao ecossostema serão de uma proporção tão alta que, certamente, causará um desequilíbrio ecológico na fauna e na flora do local.

Por: Felip Luqueze

FONTES:

http://www.alunosonline.com.br/quimica/energia-nuclear/

http://www.eletronuclear.gov.br/imagens/uploads/Image/reatoranima.gif

E o jornal informativo cedido pela usina nuclear de Angra Dos Reis



0 comentários: